Ciências da computação dia 63

Neste autômato mostrado acima, é possível entender que teremos um ciclo. Contador irá de 0 até 9, e ao chegar no 9 o próximo número será 0, repetindo todo o ciclo.
Quantidade de FFs necessários
Como visto na última aula, a quantidade de flip-flops usada em um circuito vai depender diretamente da quantidade de estados do grafo (nesse caso 10 estados).
Sendo assim, podemos usar a equação:
log2 QE ≤ n
ou
QE ≤ 2^n
onde QE é a quantidade de estados e n é a quantidade de flip-flops
colocando tudo na fórmula
temos que 10 ≤ 2^n
sendo assim a menor número possível para n que satisfaça a inequação é 4 (4 flip-flops necessários)
Tabela de estímulos
Antes de construirmos uma tabela de estímulos para os flip-flops, precisamos primeiro saber quais são as saídas dos flip-flops dependendo de suas entradas.

A partir dessa tabela podemos montar outra que demonstrará quais são as entradas necessárias para gerar uma sequência de saídas.

Para montar a tabela de entradas, precisamos saber quais são as saídas que queremos, e olhando na tabela de saídas podemos ter uma ideia de quais entradas podem gerar essas saídas. Pegando como exemplo as saídas 0 0, para J temos apenas uma opção 0, enquanto para o K podemos usar tanto o valor 1 como o valor 0, sendo assim colocamos um X no local.
Com essa tabela pronta, podemos finalmente montar a tabela de estímulos.

Para montar esta tabela de estímulos, primeiro precisamos pegar quais são os valores em binário (0--9 neste caso) e colocar tudo em sequencia na coluna com nome Atual. Depois na próxima coluna com o nome de Próximo, precisamos listar o próximo número, sendo assim na linha do zero precisamos colocar o valor do número 1, e assim vai, até chegar ao valor 9 que colocaremos o próximo como sendo o 0 para continuar o ciclo infinito. Por fim, na coluna de estímulos precisamos colocar em JnKn os valores referentes da tabela de entradas baseando-se na Qn da coluna atual e próximo, por exemplo, no J3K3 colocaremos 0 X respectivamente pois o valor de transição de Q3 atual, 0, para o próximo Q3, 0 também, na tabela de entradas é 0 e X.
Montando mapas de Karnaugh
Com a tabela de estímulos pronta devemos criar mapas de Karnaugh para cada uma das colunas de estímulos (Jn e Kn), neste caso 8 mapas de Karnaugh.

Obs: posições que não estão na tabela de estímulos, como as posições de 10 à 15, você coloca o valor X.








Criando o circuito
Por fim, vamos utilizar algum software para criar o circuito.

Repare que neste circuito nossas saídas Q0, Q1, Q2 e Q3 são aquelas quatro linhas que estão com LLHL, das quais as saídas dos componentes se interligarão. Repare também que no Q0 temos um elemente com +5v, como nosso resultado de J0 e K0 foi 1, podemos ligar essas entradas diretamente na energia, no caso o 5v, também chamado de PULL UP.