Ciências da computação dia 51
Entrando na comunicação
Em meio ao quinquagésimo primeiro dia de ciências da computação, foi iniciada uma nova matéria, comunicação e pensamento crítico, por ser uma matéria um pouco mais reflexiva acabei não fazendo muitas anotações, mas aquilo que achei importante listarei abaixo, aproveite :)
Cerca de 70% das pessoas que pediram demissão de seus empregos são por questões de relacionamento no trabalho
Alguns termos
Senso comum --- fazer algo que foi muito difundido pela sociedade mesmo sem saber o porque.
Direitos humanos e o multiculturalismo ---existem coisas que para uma cultura é certo, mas para outra não.
Organização jurídica --- empresas, corporações, fundações, escolas, etc.
Elementos da comunicação
Pessoas --- aqueles que utilizaram da comunicação para transmitir uma mensagem.
Relação --- capacidade de pessoas se comunicarem e transmitirem mensagens entre si.
Símbolos --- tudo que é usado para montar a mensagem (texto, palavras, símbolos gráficos, etc.).
Comunicação nas Organizações
A comunicação sempre é um ponto chave para a relação entre pessoas, e dentro de organizações isso não é diferente. Para o sucesso de projetos, é necessário que todos os envolvidos estejam totalmente cientes de tudo que está acontecendo e os devidos passos a serem tomados.
Por isso, ao se comunicar em uma corporação é sempre necessário entender como. Ao se comunicar em uma corporação é sempre bom saber seus objetivos, que no geral me organizações são:
- informar normas e protocolos
- apresentar novos projetos
- ensino de tarefas à contribuidores
Com esses pontos em mente fica fácil entender o que é necessário para uma boa comunicação nesses ambiente. Se trata de uma junção entre linguagem correta e objetividade.
Quando se comunicar preste bem atenção com quem você está falando, nem sempre a pessoa possui o mesmo nível de conhecimento que você tem em algum assunto, por tanto seja atento e se comunique o mais claro possível.
Além disso a objetividade pode ser um ponto chave em determinados momentos, não só por, geralmente, ser mais rápido de transmitir, mas também por quebrar alguns empecilhos que podem acontecer durante a transmissão, devido a abstração da mensagem para termos que podem ser difundidos de forma mais fácil e com uma clareza em seu tema principal.