Ciências da computação dia 141
Here we go again! --- engenharia de software
Bem, após um tempo de férias, minhas aulas finalmente voltaram. Para muitos esse momento foi um desespero, para mim um alívio. Pode parecer meio esquisito, mas realmente estava muito ansioso para voltar à faculdade e entrar nas novas matérias 🤓.
No primeiro dia, tivemos aula de engenharia de software. Diferentemente do semestre passado, dessa vez iremos focar em metodologias e uma visão mais prática da matéria.
Nessa aula tivemos uma breve apresentação da matéria e uma pequena revisão, veja a baixo algumas notas que fiz nessa aula.
engenharia de software → define métodos, técnicas, especificações para desenvolver um software com agilidade e qualidade.
Estudo de viabilidade → nos diz se faz sentido e vale a pena criar e implantar o software.
Planejamento do projeto → define um passo-a-passo para alcançar o sistema final.
Gestão de risco → define-se estratégias para caso algo dê errado durante os passos do projeto.
Métricas → índices que podem dizer sobre a qualidade do software.
CMMI → certificação de qualidade para empresas de tecnologia (como a ISO). Essa organização cria diretrizes de como agilizar processos.
Diagrama de classes
- no diagrama de classes métodos/atributos públicos são representados com um sinal de + e os privados com -.
- associação representa uma relação N:M.
- agregação representa uma relação 1:N da qual, a ligação entre o 1 e o N pode ser redefinido e ligado com outra classe N ou outra classe 1.
- composição representa uma relação 1:N da qual, ao contrário da agregação, aqui há exclusividade entre as ligações, assim como, por exemplo, ligação entre cliente e produto.
O Objetivo do teste de software é encontrar erros.